top of page

JUSTIFICATIVA

Essa edição do “Congresso Internacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública e 16ª Semana de Cultura de Paz” denota relevância a nível nacional e internacional sobre o tema visando uma análise a fundo deste contexto oriundo das relações e violações dos Direitos Humanos numa perspectiva de temporalidade, no âmbito dos eixos temáticos que serão debatidos durante a realização do mesmo: Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais; Justiça Restaurativa e Cultura de Paz; Segurança Pública e Defesa Social; Direito à Cidade e à Moradia.


Outro fator preponderante para a realização deste Congresso, é a possibilidade de intercâmbio entre pesquisadores renomados, pós-graduandos, graduandos e comunidade em geral, na composição das ideias que certamente irão contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, alinhada com os preceitos de cultura de paz e buscando afastar os mecanismos violentos que afetam a redução dos direitos e atingem aos mais vulneráveis.

 

Serão três dias de intensas trocas, desenvolvidas dentro dos grupos temáticos. Nos quais os trabalhos selecionados, posteriormente alguns deles, farão parte da publicação de um E-book, obra que irá transmitir gratuitamente conhecimentos acerca das reflexões decorrentes do evento.

OBJETIVO GERAL

Divulgar a temática dos Direitos Humanos, a Cultura de Paz e Segurança Pública.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

● Estimular pesquisa e aprofundar discussões sobre a temática dos Direitos Humanos, a Cultura de Paz e a Segurança Pública;
● Aproximar pesquisadores que trabalham com temas correlatos;
● Promover maior integração do Mestrado em Direitos Humanos com grupos de pesquisas de outras regiões;
● Oportunizar debate envolvendo outros campos de pesquisas interdisciplinares.

bottom of page